quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Torcidas Organizadas em Paz ???

(Fonte UOL : Trechos da matéria de Roberto Pereira de Souza )

"O Termo assinado no dia 22/07 entre Ministério Público do Estado e as torcidas uniformizadas de futebol, deverá trazer de volta as bandeiras aos estádios. Todas as torcidas aceitaram o novo compromisso de pacificar os estádios. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná já se enquadraram ao artigo segundo do Estatuto do Torcedor, que obriga o registro das uniformizadas.

Das 45 torcidas uniformizadas registradas, mais de 35 assinaram o acordo e terão 120 dias para registrar em cartório o nome da associação civil, com CNPJ, endereço de sede, nome do presidente e estatuto. Em 20 dias, começará o cadastro digital de todas torcedores associados. O sistema é o mesmo usado pelo pelo Tribunal Superior Eleitoral, para a instituição do título biométrico (com leitura das digitais no momento do voto).

Os dados serão mantidos em sigilo, mas poderão ser usados pelo Ministério da Justiça, Polícia Federal, Polícias Civil e Militar dos Estados, Poder Judiciário e Ministérios Públicos. Além das digitais, torcedores poderão ser reconhecidos facialmente com tecnologia de última geração.

Pelo Termo de Ajuste de Conduta as uniformizadas ficam proibidas de provocar as torcidas de outros clubes em vias públicas ou pela internet. Cada torcida deverá treinar seus associados para evitar violência. O presidente da associação responderá civil e criminalmente caso a violência seja estimulada dentro ou fora do campo.

Caso as torcidas organizadas participem de qualquer ato de violência, mesmo em datas quando não estão programados jogos de futebol, a lei prevê suspensão da associação e outras penalidades judiciais, dependendo da gravidade da ação. Além do risco de suspensão das atividades por quatro meses e processos judiciais, a organizada infratora poderá ser multada em R$ 30 mil reais."

Abaixo seguem dois vídeos realizados como Trabalho de conclusão de Curso dos alunos do 4º ano, do curso de habilitação em jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes que fala justamente sobre as torcidas organizadas.

Acho essa discussão super válida, pois torcer tem que parar de ser matar ou morrer pelo seu time. Vamos refletir !



Um comentário:

  1. Meu, ignorância é um mal do mundo e com as torcidas organizadas não seria diferente. Quando falamos de paixão, infelizmente, há quem perca a razão e acha que violência justificará algo.
    é triste, bem triste.

    ResponderExcluir