terça-feira, 12 de julho de 2011

Os nossos Ídolos

Eu sou a São Paulina de mãe corinthiana, pai santista e namorado palmeirense.... "Viva a democracia futebolística".
E para celebrar a ocasião, pensei justamente em eleger os maiores ídolos das 4 grandes torcidas do Estado de São Paulo que eu já vi em ação. Vamos a eles :

CORINTHIANS - NETO



Para os que me conhecem sabem que eu ADORO E SOU FÃ desse cara. Pela atitude, pela sinceridade e pelo futebol que sim, era incrível de assistir. Ele dava personalidade e atitude pra aquela geração de 90 com raça, garra e o talento. Conhecido como o "xodó da Fiel", carregou o time campeão brasileiro de 1990, com gols que foram fundamentais na conquista do título. Era tão raçudo que chegou ao ponto de entrar em campo lesionado, para disputar a semifinal do campeonato. A contratação de Neto foi uma das melhores, se não a melhor, da história do Timão. Com certeza, é um dos jogadores mais amado da história alvinegra.



PALMEIRAS - EVAIR



O Matador !!! Um dos maiores, se não o maior centroavante que o Palmeiras já teve. Chegou em 1991 e foi campeão Paulista em 93 em cima do Corinthians numa goleada de 4X0. E conquistou mais um Paulistão, onde se sagrou artilheiro, e mais dois campeonatos Brasileiros consecutivos. Saiu em 95 e retornou em 99 para ser Campeão da Libertadores da América pelo verdão. Foi ao Mundial no Japão, mas Felipão preferiu jogar com Asprilla pra enfrentar o Manchester. O colombiano até que jogou bem, mas talvez o resultado fosse outro com Evair em campo.

"

SANTOS - NEYMAR



Reforçando a idéia que de que aqui só tem personalidades do futebol que eu vi em ação, depois de Robinho e Diego achei que não veria tanta coisa assim até aparecer esse rapaz. Neymar da Silva Santos Júnior : O que é esse cara ? Estreeou no time profissional do Santos em 2009, Campeão Paulista de 2010 num campeonato que junto com os "Meninos da Vila" fez a gente resgatar a beleza assistir futebol independente de que time era o seu, a gente queria ver jogo bonito, daquele jeito moleque de ser ... Na copa do Brasil em 2010, veio o destaque com goleadas impressionantes, e números como 10x0 e 8x1 foram decorrentes. Neymar se destaca como grande artilheiro da Copa do Brasil, levando mais um caneco pra Vila Belmiro. O Ano de 2011 está no meio e Neymar já tem mais 2 títulos pra encher os olhos da torcida. Mais um campeonato paulista em cima do Corinthians e a conquista da tão desejada Libertadores da América. Neymar fez um dos gols da vitória por 2x1, ajudando o Santos a conquistar o título da Copa Libertadores, após 48 anos. E ainda tem um campeonato mundia pela frente no final do ano.



SÃO PAULO - TELÊ SANTANA



O Mestre! Sim, no caso do meu time em particular ficaria difícil eleger um ídolo em campo sem lembrar dele. E sim , pra mim ele é o maior ídolo do meu time.
Chegou pra comandar o São Paulo em 90 no lugar do uruguaio Pablo Justo Forlan. A missão era dura, já que o Tricolor tinha feito uma campanha horrível no estadual daquele ano. Aí começa a mudança: Telê aposta suas fichas no talento de Raí, Cafu, Leonardo e os resultados começam a aparecer. Em 91 o São Paulo conquista o título do Campeonato brasileiro e consequentemente um lugar na Libertadores de 92. No segundo semestre, o Tricolor, depois de uma mudança no regulamento, conseguiu entrar na disputa do Paulistão e faturou mais um caneco. Os anos de 92 e 93 foram repletos de glórias para o São Paulo de Telê Santana. O Tricolor faturou o bicampeonato paulista, o bicampeonato da Libertadores e o bicampeonato mundial. Com isso, Telê calava definitivamente a boca dos que o chamavam de "pé-frio". O técnico trabalhou no São Paulo até 1996, quando foi obrigado a se afastar por problemas de saúde.



E assim inauguro minha entrada aqui no blog...

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Tati!
    Começando o Blog com polêmicas.

    '' Viva a democrácia futebolística!''

    ResponderExcluir
  3. Eu até sou da época de alguns deles, mas como sou filha de palmeirense, irmã de palmeirense e de uma família que nem sonha o que é futebol, não me recordo da fase do Neto, nem do Tele apenas do Evair.

    Sim, vergonha alheia de mim mesma! rs

    Mas concordo com o destaque ao Evair e com o Neyrmar, apesar de ainda achar que o Robinho e o Diego levantaram o Santos de um marasmo de mtos e mtos anos e merecem destaque.

    ResponderExcluir
  4. Como corinthiano, só posso dizer que você captou exatamente o que o Neto significa para o Timão. Um exemplo de tudo que nós esperamos de um jogador.

    ResponderExcluir
  5. Tati matou a pau no post.

    Então tô aqui pra falar da minha lembrança da história recente do futebol brasileiro. Confesso que eu adorava o Edmundo, o Raí, e morreria pela dupla Diego & Robinho no meu timão.

    Viva a democracia!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post tati!


    Recordar é viver duas vezes!

    Pra mim, que não estava aqui é viver junto de vocês meninas!

    Obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir